sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Resenha Liz sem medo

Livro
Liz sem medo
Martha Batalha
Ilustrações Joana Penna
Companhia das Letras
Selo Escarlate 
2024
136 páginas


Índice


Liz


Ela tem 11 anos e vive o momento mais difícil de sua vida de criança: a mãe de Liz morreu e ela, o pai e o irmão Tico precisam ir morar no sítio da avó Raquel.


Sabe quando tudo parece que está do avesso em sua vida? Pois é. Liz se sente assim... triste e com medo, a mãe era quem a ajudava a lidar com todos os seus sentimentos... agora ela está num lugar no meio do mato, na casa de uma avó que parece uma bruxa e... pior: o irmão de 5 anos não fala ainda e Liz se sente sozinha para enfrentar todos os seus medos de aranha, de bichos, da floresta, de escuro e enfim...


Os dias na casa nova vão seguindo e Liz tem passado eles dentro do guarda-roupa, onde encontrou um casaco de quando ela era pequenininha e no bolso estava Igor, seu amigo imaginário! 


Igor ajuda Liz com seus medos e suas dúvidas e de uma hora para outra, Tuco começa a falar sem parar...



 Célia, a vizinha que toma conta das crianças enquanto o pai e a avó saem para trabalhar, encontrou as crianças dentro do guarda-roupas e coloca eles para brincar lá fora! E eles vão.

Liz não está satisfeita com a situação e decide inventar uma máquina para dar marcha a ré e ter sua vida de antes de volta.



E, aproveitando o "brincar lá fora" eles vão explorar e encontrar coisas do lugar e da história passada.... para tentar montar a máquina para dar marcha a ré.

E assim, vivem uma aventura!

A narrativa é maravilhosa, o texto é muito inteligente e algumas frases são incríveis (até anotei!)



E as ilustrações são lindas, em preto e branco, elas dão vida aos pensamentos de Liz e é possível imaginar um mundo de coisas ao redor.

Sensacional!


Adorei!


             
                       


Blog 


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!