segunda-feira, 29 de julho de 2024

Resenha O jardim secreto

Livro
O jardim secreto
Frances Hodgson Burnett
Tradução: Luis Reyes Gil
Autêntica 
2020
240 páginas


Mary Lennox é uma menina que vivia no seu país, a Índia, com os pais (sem afeto e que ela quase não via) e muito empregados (a quem ela dominava e exigia atenção, cuidados e tudo mais).

Acontece que uma grande epidemia de cólera matou os empregados e seus pais. Mary ficou dias sozinha no seu quarto até ser descoberta pelas autoridades.

Assim, sem mais ninguém para ficar com ela, foi enviada para a cidade bucólica de Yorkshire na Inglaterra, onde deveria morar com um tio distante.

A casa era uma mansão enorme com mais de 100 quartos, com janelas e portas fechadas. E o tio, bem, deixou-a aos cuidados da governanta e empregados e pediu que nem a encontrasse pela casa. Assim, Mary deveria ficar no seu quarto e não incomodar.

Nos primeiros dias, o tédio tomou conta da menina. E os empregados a achavam feia, sem graça e muito diferente do que imaginavam...


Solitária, Mary começa a perguntar sobre a casa e a vida nela para Martha, uma das empregadas que cuida de sua alimentação. E descobre que um acidente horrível aconteceu há 10 anos na casa: a esposa do tio morrera no jardim e, desde então, a casa continua como era, cada coisa no seu lugar... inclusive o jardim, fechado há 10 anos e com a chave enterrada!

Mary escuta sons pelos corredores e começa a visitar os quartos sempre fechados... e descobre que não é a única que vive presa no quarto....

Do lado de fora, ela começa a conversar com Ben o jardineiro e busca informações sobre o tal "jardim secreto"...

A partir daí, Mary se envolve em descobrir tudo sobre a história do jardim e a encontrá-lo.


Eu li bem rápido, me prendi na história e queria saber o final. Adorei todo o encantamento do jardim e me apaixonei pelas descrições sobre as plantas, os animais e o jardim em si.


São 27 capítulos adoráveis sobre natureza, sentimentos, amizade e superação.



Amei a leitura!


O livro Jardim Secreto, escrito por Frances Hodgson Burnett é de 1911, alguns comportamentos dos personagens parecem bem ultrapassados e não combinam com nossa realidade atual.... Mas por isso, sempre gosto de saber em que época vive a história que estou lendo.

Há também um filme, de 1993, não sei se já assisti mas vou procurar saber.


Li online.
Pela biblion.






           
                       


Blog 


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!