segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Resenha Khaos

Livro
Khaos
Fábio Monteiro
ilustrações Nat Grego
Coleção Espaço aberto
Editora Paulinas
2023
48 páginas
        

Khaos


Um livro obra de arte.


De ilustrações arrasadoras


E um texto espetacular e de ideia incrível!


O menino Khaos decidiu registrar o passado para que as gerações futuras pudessem saber como foi.

"não deixar que as histórias tivessem apagamento". (p. 18)


Tinha mania de juntar coisas, pedras, lascas, ossos de animais mortos. Usava para contar suas histórias. E também as rabiscava em paredes rústicas.


Apesar do louvor de seu propósito de vida, sua mãe passou a se esquecer das coisas (...) Trocava o nome do filho, o confundia com outra pessoa.


Khaos seguiu contando histórias a ela, tentando que assim ele se lembrasse das situações vividas.

Os olhos de Dona Dondô pareciam brilhar nestes momentos....


Eu não vou contar mais não, vocês merecem ler esta experiência.


Livro impecável.
Material de qualidade, páginas que dobram, infinitas possibilidades de trabalhar com ele. Ou, "apenas" ler.





Eu fiquei + de uma semana apenas olhando para este livro após a leitura.
Cada coisa que ele me fez pensar, lembrar e buscar no armazenamento na minha memória...

Em 2007 eu tive uma trombose no cérebro, fiquei 32 dias no hospital, a maioria deles na utei... Eu falava apenas 3 ou 4 mesmas palavras para tudo, e com elas meu cérebro tentava se comunicar e resgatar a memória do tempo da minhas lembranças. Sim, esse tempo passou, me recuperei, e sem sequelas para minha sorte.
Mas este episódio me fez valorizar o meu tempo viva a seguir e eu queria guardar na memória tudo que eu pudesse... tirava muitas e muitas fotos de tudo...
Depois de uma ano, fiquei grávida, e embora todos os contras dos médicos, Lara está aí para provar que eles não poderiam saber de tudo...
Eu vivi os 9 meses da gravidez, com medo de morrer no parto... e eu queria que Lara soubesse quem eu era, caso não nos conhecêssemos: eu desenhava, escrevia, fotografava, comprava coisas, guardava outras que eu já tinha e deixava orientações caso eu não estivesse aqui...

Por fim, tudo isso também passou. E deu tudo certo.

Hoje Lara tem 13. 
E já lemos grandes histórias juntas.


Bom, este livro me lembrou de tudo isso.






Recomendo que você se dê este presente.


Para comprar


                       


Blog 


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!