Livro
O rei de Amaurotum
Flávia Cortês
ilustrações Lumina Pirilampus
Coleção Farol
Editora do Brasil
2022
112 páginas
Lucas ............ Anabel.
2 lados de uma mesma história.
Lucas é portador do transtorno espectro autista e Anabel, a mãe, que tenta descobrir/aprender e viver essa realidade buscando fazê-la da melhor forma possível para ambos.
A ilustradora capricha neste foco, e os capítulos tem ilustrações belíssimas que nos ajuda a imaginar o mundo de Amaurotum e páginas com cores dividindo os 2 personagens: azul para o Lucas e laranja para Anabel.
Enquanto leitora, adorei esses detalhes, ajudou muito na compreensão da leitura.
A narrativa é mergulhada em sensibilidade.... A autora usou de lembranças de sua infância e uma incrível pesquisa sobre o TEA, para descrever com simplicidade mas muito respeito o mundo que o Lucas criou para viver.
É incrível imaginar que, mesmo sem falar na "vida real" (Lucas é um autista não verbal) ... no seu mundo ele fala e nos conta tudo o que vê, vive e sente.
O mundo do rei de Amaurotum é natureza e ao ler, me via em cada cena narrada, em cada borboleta pousando, em cada vagalume piscando.
Precisei esperar para fazer a resenha aqui no sítio, sentada na grama enquanto escrevia olhando para minha floresta.
Por outro lado, a "vida real" de Anabel tem os "perrengues" que uma vida real tem mas que não deveria ter... E ela arrasa em nos envolver com emoção nos seus conflitos e ao desenrolá-los com força e sabedoria de mãe, aquela que a gente não foi preparada para ter, mas tem e essa força surge e cresce conforme vamos precisando dela.
Chorei muitas vezes com Anabel.
Com o sonho dela de ver Lucas a olhar nos olhos e ele, em sua narrativa, dizer que olha para os olhos castanhos dela....
Ai gente... dia das mães está chegando, mas dia das mães é todo dia né Anabel?
Amei a leitura.
É meu novo queridinho💚
Um presentão para toda mãe.
Recomendo.
Para comprar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!