quinta-feira, 21 de abril de 2022

Resenha Auto da barca do inferno

Livro
Auto da barca do inferno
Gil Vicente
adaptação e ilustrações Laudo Ferreira
Clássicos em HQ
Editora Peirópolis
2011


             
O "Auto da Barca do Inferno" (original de 1517) representa o juízo final católico de forma satírica e com forte apelo moral. 


O cenário é uma espécie de porto, onde se encontram duas barcas: uma com destino ao inferno, comandada pelo diabo, e a outra, com destino ao paraíso, comandada por um anjo. 


Ambos os comandantes aguardam os mortos, que são as almas que seguirão ao paraíso ou ao inferno.... 



O formato HQ e as ilustrações ajudam a leitura, mas a narrativa em português "de antigamente" é muito cansativa e chato, tem que ficar com o dicionário ao lado para entender cada frase. 





Release da Editora

Nesta versão do Auto da barca do inferno em quadrinhos, Laudo Ferreira mergulha na obra de Gil Vicente e dá vida às suas personagens: os tipos sociais criados pelo autor português – o fidalgo, a cafetina, o frade, o enforcado, o onzeneiro, o sapateiro, o parvo, o judeu e os homens do judiciário – ganham uma estranha atualidade no traço do quadrinista, enquanto o Diabo e o Anjo, alegorias atemporais, atravessam os tempos em plena saúde. O leitor é transportado para a sociedade portuguesa dos 1500, quando o Brasil estava sendo colonizado, a bordo do humor e do sarcasmo de Gil Vicente.
Esta edição em HQ do clássico medieval contou com a consultoria literária do professor de literatura, dramaturgo e diretor teatral Maurício Soares Filho, que já realizou uma montagem de Gil Vicente com jovens estudantes.
As cores deste Auto da barca do inferno em quadrinhos são de Omar Viñole, parceiro de Laudo Ferreira neste e em diversos outros trabalhos.



Para comprar


                       


Blog 




              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!