Livro
Nasci em 1922, ano da semana de arte moderna
Fabiano Moraes
Ilustrações Luciano Tasso
Editora do Brasil
2021
112 páginas
Ah!... quanto tempo não ando por SP... eu sempre adorei fotografar cada cantinho da minha cidade.... como o Teatro Municipal, prédio lindo, imponente, cheio de história!
É bem verdade que a região central de SP está bem ruim mas vocês já entraram no Teatro Municipal?..... Ah!... um outro mundo mora lá!
E este livro nos conta um tiquinho dessa história... contada por quem???
Por uma máquina de escrever!
Não, não é qualquer máquina.
É Manuela, a máquina de escrever de Mário de Andrade.
Ela conta tudo desde seu nascimento em 1922, sua vinda para o Brasil de navio, chegando no porto de Santos e indo parar na vitrine de uma loja...
Até o dia em que foi "comprada" por Mário de Andrade.
Indo morar em sua casa, logo fez amizade com a caneta- tinteiro favorita do escritor, e também o mata-borrão, o piano e a viola caipira. Sim, amizade! Todos estes objetos falam entre eles, conversam, rs.
E é assim que Manuela, a máquina de escrever, começa a conhecer a Semana de Arte Moderna de 1922.... conversando com os objetos de Mário de Andrade.
E nos conta tudo neste livro de 16 capítulos, muito criativo e divertido escrito por ela, ops, e pelo autor Fabiano Moraes.
A narrativa é muito envolvente! Imagina só você ouvir uma história contada por objetos que estiveram lá no evento da Semana de Arte Moderna!!!!
Cada detalhe, todas as "fofocas", os famosos participantes e suas obras, a cidade de São Paulo, a casa e os locais onde Mário trabalhou, seus amigos, viagens, os livros que escreveu com ajuda da máquina....
E assim tem todo o sentimento de Manuela, a máquina, seu envolvimento e amor por Mário.
No final, tem fotos e mais algumas informações da Semana de Arte Moderna.
Atenção escolas:
Em 2022 teremos os 100 anos da Semana de Arte Moderna.
Que tal envolver seus alunos nesta leitura incrível?
Para comprar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!