terça-feira, 12 de outubro de 2021

Resenha Ei, você! Um livro sobre crescer com orgulho de ser negro

Livro
Ei, você! Um livro sobre crescer com orgulho de ser negro
Dapo Adeola
ilustrado por 18 ilustradores
tradução Stafano Volp
Companhia das Letrinhas
2021


Da importância de um livro ser para todos.


Lara leu e perguntou: "é um livro só para as crianças negras?"

Eu disse: 
"Não!"

Eu acredito que é uma lição pra vida de toda criança, pois o texto é muito especial, lindo, repleto de frases fortes e motivadoras... mas principalmente para as crianças negras, para ela se reconhecer na história! E se amar. E se valorizar. Dá mesma forma que um livro com protagonistas brancos também é para todas as crianças. Livro é para quem quiser ler!"
E ainda lembrei a ela que quando começou a usar óculos (aos 4 anos), procurei livros com personagens que usavam óculos, mas não encontrei. E recentemente, sua protagonista querida, Pilar de Diário de Pilar está usando óculos e qual não foi nosso amor ao ler.... 

É isso. 

As lições são aqui e aí, sempre para todos.











(Release)
EI, VOCÊ! UM LIVRO SOBRE CRESCER COM ORGULHO DE SER NEGRO é um título contemporâneo, criado em 2020 como resposta à trágica história de George Floyd e aos protestos que tomaram as ruas dos Estados Unidos logo em seguida. 
.
O livro surgiu de uma pergunta feita ao autor britânico Dapo Adeola por seu editor, sobre quando ele se sentiu empoderado como pessoa negra pela primeira vez na vida. Para Dapo, esse momento chegou quando ele tinha uns vinte e poucos anos, bem mais tarde do que gostaria.
.
Por isso, ele convidou 18 artistas negros para montarem essa espécie de carta e manifesto para que as crianças de hoje vivam esse empoderamento o mais cedo possível.
.
Cada página dupla do livro foi ilustrada por um artista diferente, mostrando que esse é um debate coletivo e diverso em muitos sentidos. Como Dapo Adeola aponta no prefácio do livro: “A rica variedade de ilustradores talentosos neste livro reflete a riqueza de pessoas que constituem a diáspora negra em todo o mundo”. 
.
A edição brasileira tem duas páginas a mais, em que a artista baiana Lhaiza Morena representa personalidades negras brasileiras com um legado, como Machado de Assis, Marielle Franco, Dandara, Zumbi dos Palmares e Gilberto Gil.
.
.




Para comprar


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!