sexta-feira, 16 de abril de 2021

18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil: 18 lançamentos Companhia das Letras

18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil: 18 lançamentos para ampliar o repertório das crianças


Espelho, de Suzy Lee (Nova edição)

Em pré-venda. Lançamento: 31 de maio

Ao se deparar com seu reflexo no espelho pela primeira vez, uma menina começa uma grande brincadeira consigo mesma. Entre caretas, piruetas e risadas, a explosão de cor e formas no meio da página vai crescendo conforme ela e o leitor mergulham cada vez mais nessa dança da imaginação. Logo, a menina e seu reflexo se tornam um só – até mesmo para o leitor. Afinal, o que é a realidade e o que é a imagem mostrada pelo espelho?

Neste livro sem palavras, Suzy Lee narra apenas com duas cores a infinita possibilidade de brincadeiras que habita a mente das crianças nas mais corriqueiras situações do dia a dia, como ver-se diante de um espelho.

 

Fuja do Garabuja, de Shel Silverstein

Em pré-venda. Lançamento: 3 de maio


Em Fuja do Garabuja, Shel Silverstein reuniu quarenta e quatro seres para lá de estranhos e diferentes. Tem o Rímio Rastejante, que rói bigodes alheios durante as noites sem deixar nenhum vestígio; o Fuchalo devorador de gente – um bicho de rabo enorme que não deve nunca ser puxado; o Guerliga, que adora ter a barriga coçada. Lançado em 1964, este é o primeiro livro do autor de A parte que falta, e o único em que ele utilizou cores nas ilustrações. Com toda a poética e graça que lhe é típica, Shel Silverstein construiu todo um universo fantástico que vai encantar leitores de todas as idades.

 

Eu sou a Monstra, de Hilda Hilst

Em pré-venda. Lançamento: 28 de abril


Que monstra é essa? E como ela é? Talvez nem ela saiba. A Monstra deste livro convida seu amigo para desenhá-la em um papel e a sua verdadeira forma nós nunca descobrimos: fina ou larga, uma rainha ou um astronauta, uma roseira ou simplesmente sucata. A verdade é que a Monstra pode ser tudo aquilo que ela quiser – e a imaginação de uma criança permitir. Este poema escrito por Hilda Hilst em 1988 para Daniel Fuentes, filho de um grande amigo da autora, ganha, nesta nova edição, ainda mais vida com as ilustrações da artista mexicana Ixchel Estrada, que a cada página transforma a monstra em uma nova combinação de cores, rabiscos e colagens – que nos surpreende a cada estrofe.


Uma planta muito faminta, de Renato Moriconi


Num certo dia de sol, uma planta carnívora nasceu. Ela era pequena e delicada, e estava com muita fome. Então passou a engolir todo tipo de criatura: lagarta, borboleta, coelho, vaca paraquedista, mamute voador... Quanto mais a planta comia, maior ficava, e nada nem ninguém parecia capaz de detê-la. Neste livro ilustrado, o artista Renato Moriconi cria uma planta tão cheia de fome quanto a lagarta de Eric Carle, com uma narrativa visual que vai fisgar os pequenos leitores.

 

Sejamos todos feministas - Edição infantojuvenil ilustrada, de Chimamanda Adichie e Aju Paraguassu


A autora deste livro, Chimamanda Ngozi Adichie, é escritora e feminista. Mas, afinal, o que é ser feminista? Quando ouviu essa palavra pela primeira vez, Chimamanda ainda era criança e morava na Nigéria, país em que nasceu. Desde então, ela pensou muito sobre o termo – e sobre os direitos das mulheres no mundo. Anos mais tarde, ela compartilhou suas reflexões sobre igualdade a todos, homens e mulheres, e você as encontra neste livro. E agora é a sua vez de refletir sobre o assunto também! Além do texto adaptado para leitores de todas as idades, esta edição ilustrada também contém uma introdução para os jovens e um texto de encerramento para pais, professores e mediadores de leitura.


Superbebê fraldinha, vol.2: A invasão dos ladrões de privada


Jorge Beard e Haroldo Hutchins não foram responsáveis apenas pelo surgimento do Capitão Cueca, o grande herói sem calças que salva o mundo dos mais perigosos vilões. Eles também criaram personagens pra lá de incríveis como o Superbebê Fraldinha! Nesta nova aventura, nosso herói de fraldas precisa enfrentar o grande vilão dr. Pipi Pimpão. Esse cientista malvado acorda um dia e percebe que foi transformado numa enorme poça de xixi. Para se vingar, ele promete destruir todas as privadas da cidade! E agora o Superbebê Fraldinha e seu fiel escudeiro, o Cão Fraldinha, precisam impedir esse plano maluco antes que toda a população acabe fazendo xixi nas calças.

 

Eu fico em silêncio, de David Ouimet


Uma garota tímida e introvertida se sente deslocada no mundo tão barulhento em que vivemos. Mas o poder da imaginação e o conforto dos livros podem trazer a esperança de que sua voz finalmente seja ouvida. Nesta história emocionante para pequenos e grandes leitores, somos convidados a refletir sobre nosso lugar no mundo e o poder transformador que uma boa história pode ter na vida de alguém. "Queria que este livro já existisse na minha infância; talvez tivesse me sentido menos sozinho." – Neil Gaiman

 

Achou?, de Aline Abreu


Neste livro, os leitores vão encontrar muitos tipos de bicho! Tem um tucano muito do  sabichão, uma gata dorminhoca, um cachorro meio esquecido e até um pinguim que perde a hora. Todos eles estão aguardando que os leitores os encontrem nessas páginas divertidamente ilustradas. E para ajudar os pequenos, basta fazer uma pergunta bem conhecida: achou?

 

O elefante, de Carlos Drummond de Andrade


Um poema ilustrado emocionante de nosso grande poeta sobre um elefante em busca de si. O elefante deste livro é recheado de paina, algodão e doçura. Ele busca seus iguais e seu lugar no mundo. Será que irá se encontrar? Nesta versão ilustrada, o poema de Drummond encanta pequenos e grandes leitores em uma jornada repleta de descobertas e recomeços.


A chave do tamanho, de Monteiro Lobato, com ilustrações de Lole


Lançado pela primeira vez em 1942, A Chave do Tamanho trouxe um assunto contemporâneo à sua época (e que infelizmente continua atual): a guerra. Na história, Emília está decidida a acabar de vez com a Segunda Guerra Mundial. Para isso, vai até a sala das Chaves para desligar a Chave da Guerra. Mas, atrapalhada como é, acaba desligando a Chave do Tamanho e encolhendo todos os seres vivos do planeta! Em sua esperteza e teimosia, porém, Emília vai dar um jeito de conseguir alcançar seu objetivo.

 

Os livros de Maliq, de Paola Predicatori e Anna Forlati

Em pré-venda. Lançamento: 28 de abril


"Chamava-se Maliq e era o último de vinte entre irmãs e irmãos." Assim começa a história de Maliq, um menino que gosta de correr e brincar como as outras crianças. Mas Maliq fica órfão e o único refúgio que encontra são os velhos livros descobertos no sótão de casa. Os livros, então, se tornam o mundo para Maliq – mãe, pai, amigos, casa e até mesmo cama. É graças ao poder da leitura que o menino sonha, sobrevive à solidão e, por fim, amadurece para trilhar seu próprio caminho.Um tributo poético aos livros e às pessoas que neles encontram um abrigo.

 

O protesto, de Eduarda Lima


O protesto é um grito silencioso. Dos minúsculos insetos aos animais de estimação, da floresta virgem ao rio da cidade, o silêncio ecoa por todo o lado. Conseguem ouvir. Qual será o motivo desse comportamento incomum. Em seu primeiro livro ilustrado, a autora portuguesa Eduarda Lima nos faz pensar sobre o impacto do ser humano no planeta em um apelo para nos unirmos contra a poluição e o desperdício, e semearmos o que mais tarde outros poderão colher. Um convite à reflexão e uma atitude responsável para com o nosso planeta.

 

Vida em Marte, de Jon Agee


Um jovem astronauta tem certeza de que é possível encontrar vida em Marte e, para provar sua teoria, parte destemidamente em uma missão solitária. Só que, quando ele chega lá, equipado com um pacote de cupcakes de presente, não vê nada além de um planeta quase estéril. Finalmente, ele avista uma única flor e a embala para levá-la de volta à Terra. Mas, após decolar com sua nave a caminho de casa – que surpresa! –, alguém comeu todos os seus cupcakes. Os leitores vão se divertir acompanhando esta expedição junto com o marciano que esteve ali o tempo todo sem ser notado pelo distraído astronauta.

 

Lina: Aventuras de uma arquiteta, de Ángela León


Lina quer viver intensamente, ser livre para fazer o que quiser. Ela não gosta de ser pequena. Quer virar gente grande e ter aventuras para contar. Recusando os limites impostos às mulheres pela sociedade em sua época, ela estuda para se tornar arquiteta. Mas, para concretizar seus planos, há um oponente que Lina precisa enfrentar várias vezes. Não se trata de uma pessoa, mas de uma forma de pensar que condena opiniões diferentes e proíbe tudo o que se desvia das leis impostas pelo regime: o totalitarismo. Com coragem e ousadia, Lina vai conseguir com seu trabalho coisas que muitos arquitetos não alcançam, deixando um legado de construções incríveis, como o Masp, o Sesc Pompeia, o Teatro Oficina, além de projetos de mobiliário e cenografia que levam a sua marca. E tudo isso no país que escolheu para viver: o Brasil!

 

Tem lugar pra gente?, de Jol Temple e Kate Temple


Uma pequena família de leões-marinhos precisa deixar o lugar onde vive e ir em busca de outro abrigo. O que já não seria muito fácil fica ainda mais difícil com a recepção que vão encontrando no caminho: ninguém parece disposto a compartilhar seu espaço com mãe e filho à procura de um novo lar. A grande surpresa vem no final do livro, com um convite especial para que o leitor releia a história, dessa vez de trás para frente. O que será que muda? Explorando o objeto livro, essa história é uma delicada reflexão sobre o refúgio na infância.

 

Mais um livro sobre ursos, de Laura e Philip Bunting


"Era uma vez um urso marrom que vivia feliz numa densa floresta". Assim começa esta história, que seria como tantas outras não fosse um pequeno detalhe: o urso resolve interromper a narrativa, protestando: “Você tem ideia de quantas histórias já foram escritas sobre nós”? Irreverente e bem-humorada, essa é uma divertida conversa entre narrador e personagem, com diversas referências aos contos clássicos. Quem ilustra a obra de Laura Bunting é seu marido, Philip Bunting, autor e ilustrador do sucesso Como eu cheguei aqui?

 

A pequena Lana, de Silvana Rando


Inspirado em uma história real, essa obra nos apresenta Lana, uma garotinha pouco maior que uma lata de ervilha, mas que, às vezes, fica do tamanho de um gigante. Ou então pequenininha como um tatu-bolinha. Ela é boa em cuidar de seus pacientes, em fazer bolos de mentirinha e em salvar o planeta. Mas parece que sempre falta alguma coisa. Todas as noites, Lana pede um amigo, alguém que lhe faça companhia para ela não ser tão sozinha. Um dia, depois de um enorme buuuum!, a cerca vem abaixo e revela que o desejo de Lana estava a uma casa apenas de distância.

             



Para comprar:





                       


Blog 


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!