quarta-feira, 31 de março de 2021

Resenha Minha história para jovens leitores

Livro
Minha história para jovens leitores
Michelle Obama
Editora Seguinte
Grupo Companhia das Letras 
2021
444 páginas


Recebemos o livro da nossa parceira Companhia das Letras, selo Editora Seguinte


E quando você chora no prefácio... já sabe como vai ser a leitura né?       


     
São 3 partes principais com capítulos em cada uma delas.



  📘 A HISTÓRIA COMEÇA

 Michelle Obama começa nos contando desde sua infância, com os medos de criança e as boas memórias que marcam as lembranças pessoais, como a família, a casa onde moravam, a escola, os brinquedos...

 Isso me tocou muito... como as "coisas" que fazemos para as crianças ficam marcadas!!!... as coisas boas e as ruins também. 


Assim que vai crescendo, essas lembranças vão se ampliando e são parecidas, mas com proporções maiores: os medos e as dúvidas mudam, ela e o irmão passam a entender mais o mundo e como ele funciona, dor, doença, maldade das pessoas, preconceito e injustiça passam a nortear os pensamentos dela. 


Novamente fiquei pensando em minha própria adolescência e comparei com as vivências que Lara está começando a ter.... por causa do covid, Lara tem muito medo por mim (sou diabética e grupo de risco)...

Craig, o irmão de Michele, começou a ter medo de incêndios e passou a treinar toda a família caso isso acontecesse em sua casa, ele se sentia responsável para salvá-los, já que o pai estava doente... 


Michelle, a todo momento, escreve com muita clareza e com fácil entendimento, com carinho e pede que, ao ler a história dela, o leitor pense em sua própria história, tente entender e a valorize. Isso acontece meio que automaticamente, é muito legal!


Até o capítulo 8, Michelle nos conta as memórias de sua infância, fala sobre seus familiares, seu irmão, avós, tios, pai e mãe.... 

Eu tenho um sonho que um dia Lara possa contar a história dela e falar bem um tiquinho de mim tal qual Michelle fala da mãe dela. Lindo! Ah! Eu chorei sim.

Depois vem a adolescência, os colégios, os amigos do bairro, a casa onde moravam e o irmão jogador de basquete que vai pra faculdade. Depois ela vai pra faculdade. Harvard. E, a menina que lá no início vivia da incerteza de "será que sou capaz?"... Chegou lá.
Tem 4 páginas com várias fotos dessa fase.
E então, ela conhece Obama.... ah! ❤️ 






📒 A NOSSA HISTÓRIA

Do 9° ao 18° capítulos, é a história dos dois: Michelle e Obama.
Uma história como tantas histórias de amor com tudo que se vive: encontro, descobertas, encanto, famílias de ambas as partes, trabalho, problemas, briguinhas, amizades, amor, respeito, casamento, política, perdas, doenças, morte, filhos, mais política e... enfim, a presidência.

Michelle conta tudo em sequência e a gente tem a impressão de estar acompanhando tudo acontecer ao lado dela, senti raiva, medo, dor, chorei e me emocionei em muitas coisas... saí marcando cada frase que eu gostava. Li a perspectiva dela da história e fui pensando na minha própria perspectiva....


Quando sua primeira filha nasce, Michelle ganha uma nova motivação: a maternidade. Ela viveu cada momento, aproveitou e curtiu mas, ainda assim seguia com seu trabalho e sua profissão.

"Eu me sentia culpada quando tinha que atender uma ligação do trabalho em casa e me distraía pensando em Malia quando estava no trabalho. Em tese, o trabalho em meio período me daria mais liberdade, mas na prática me fez sentir como se vivesse tudo pela metade".


Quem nunca? 

Em muitos pontos, como neste, pensei na minha história, como Michelle sugere que a gente faça.
Também tive muitos sentimentos que ela teve... na maternidade. Eu abri mão do meu trabalho profissional e me encontrei em outras coisas que aprendi com a Lara.


3 anos depois, nasceu sua segunda filha, Sasha. E Michelle começou a perceber que sua profissão (advogada) não a fazia mais feliz como ela gostaria... Ela trocou de trabalhos muitas vezes em busca de algo que fizesse sentido para ela...
Obama cresceu na política, e foi galgando fase acima de fase... até o topo.
Michelle foi levada junto para as campanhas. E dessa parceria, chegaram juntos à presidência dos Estados Unidos.




📙 UMA HISTÓRIA MAIOR

E a última parte representa os 8 anos em que viveram na Casa Branca. Mas, mais que isso, representa o encontro de Michelle com a pessoa que ela buscou se tornar!
A menina que recebeu um "não" da orientadora do ensino médio quando escolheu ir pra a faculdade... Foi. Conseguiu. Chegou lá na frente.
Primeira-Dama.


E ela foi uma primeira-dama atuante, colocou suas ideias em prática, tornando sua vida significativa. E fazendo isso para tantos outros jovens também...
Seus projetos realizados contaram com alimentação saudável em escolas e restaurantes que aderiram, atividade física para crianças, encontro com jovens em idade de iniciar faculdades, apoio a militares e suas famílias...
Ela fez uma horta comunitária dentro da Casa Branca e ela funcionou pelos 8 anos em que esteve lá, doando alimentos produzidos.... Isso eu quero fazer!


Ela é admirável!
Eu não acompanho política, sabia quem era Michelle, mas nunca soube nada sobre o que ela fazia... aliás, nunca achei que uma primeira-dama fosse uma pessoa atuante e não apenas para sair na foto ao lado do presidente.

"Cresci com um pai incapacitado numa casinha pequena, sem muitos recursos, num bairro que ensaiava a decadência, e também cresci rodeada de amor e de música numa cidade múltipla, num país onde a instrução pode nos levar longe. Eu não tinha nada, ou tinha tudo - depende de como você queira contar a história".

Eu adorei conhecer a sua história.

E o quão importante é manter uma família com bons princípios e sustentada em boas atitudes para o mundo.

Acreditar em nós mesmo.

E valorizar nossa própria história.


Livro muito bem estruturado, com material de alta qualidade, leitura envolvente e com fotos reais.

Amei❤️





Para comprar o livro:

 

                       


Blog 


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!