Livro
O Abrigo de Kulê
Juliana Valentim
Editora All Print
204 Páginas
Sinopse: O ano é 1940. A cidade, uma dessas onde os velhos espiam pelas janelas com seus olhos cheios de memórias, onde as crianças brincam pelas ruas, com seus pés nus, e meninas sem luxo se enfeitam para ver a festa na praça. Maria, uma moça que ama os livros e sonha em ver o mundo, encontra Gabriel, um caixeiro-viajante vendedor de brinquedos. O que eles não sabiam, na beleza inocente da juventude, é que o destino tem seus caprichos. O que eles não sabiam, é que a liberdade é o bem mais precioso de quem vive. E é por ela que se luta, todos os dias!
Leitura Coletiva LC Agência de Comunicação
Eu recebi o livro e já comecei a ler, porque sou dessas sabe... eu me abrigo nos livros, como a personagem Maria, deste livro O abrigo de Kulê.
Nos primeiros capítulos, conhecemos os personagens Maria e Gabriel.
Maria, uma jovem de quase 20 anos, mora numa cidadezinha no interior de Minas Gerais. Adora ler. Trabalha no bar do pai, sr. Benjamin, para juntar dinheiro e viajar o mundo para viver a liberdade, tal qual os personagens dos livros que lê.
Gabriel tem a mesma idade. "Mora" com os pais, onde construiu uma fábrica de brinquedos. E sai pelo mundo em busca de ideias e materiais diferentes para os brinquedos.
Numa destas viagens de Gabriel, ela vai parar na cidade de Maria, fica hospedado numa pousada e conhece Maria no bar do pai dela. Saem para tomar um sorvete e trocam as suas histórias.
No dia em que Gabriel está de malas na porta da pousada para ir embora, Maria o leva para conhecer um segredo dela... o qual ela nunca contou a ninguém: um casarão antiquíssimo, isolado por árvores no meio da cidade, que Maria recebeu, de um homem desconhecido, a chave e um bilhete pedindo para que cuidasse e mantivesse em segredo que um dia os donos voltariam.
Gabriel se encanta com toda a história e, acaba decidindo ficar mais uns dias na cidade. Nestes dias, ele e Maria passam a explorar juntos o casarão e acabam se apaixonando.... E Gabriel a pede em casamento!
Bom, foram 8 capítulos e um mundo novo surgiu na vida dos personagens...
Como leitora, vibrei e sofri com esta história de amor que nasceu e é interrompida de forma cruel e desumana... bem no dia da festa do casamento!
(Não vou contar, claro, vocês vão ter que ler).
Daí... a autora cria outras histórias paralelas ao amor dos dois...
De um lado, Gabriel vai viver a vida do circo, acompanhando uma trupe em viagens pelo país....
E de outro, Maria conhece Kulê, uma mulher incrível que vive como escrava numa fazenda de café, quase 50 anos após a abolição da escravidão em nosso país...
Kulê vem se abrigar no casarão, num dia em que Maria leva um susto com sua batida na porta...
E é assim que a gente se envolve, junto com Maria, nesta busca pela liberdade de Kulê.
A dor do casamento interrompido e a ausência do noivo, vão levar Maria a ver na luta de Kulê sua própria luta.
É uma história incrível.
Um texto para revoltar e emocionar.
Para lutar e conquistar.
Eu não consegui parar de ler.
Fui junto em busca da liberdade.
Marquei vários trechos para usar na minha própria vida...
A força da mulher renovada nesta leitura.
Recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!