sábado, 12 de dezembro de 2020

Resenha Lina

Livro
Lina. Aventuras de uma arquiteta
Ángela León
Pequena Zahar 
2020


[Release da Editora]
A História está cheia de mulheres que realizaram feitos incríveis. Se elas não são tão conhecidas quanto poderiam, é porque ainda temos um longo caminho a percorrer enquanto sociedade que preza pela igualdade. 
.
Para a nossa sorte, a literatura nos ajuda a encontrar atalhos nessa trajetória social, e a reforçar uma constatação que nos enche de esperança: o futuro será feminino! 
.
É sobre uma dessas mulheres transformadoras que vamos falar hoje: Lina Bo Bardi (1914-1992), que completaria 106 anos neste sábado, 5 de dezembro. Para celebrar sua vida e obra, a Pequena Zahar acaba de lançar uma biografia, escrita e ilustrada pela designer espanhola Ángela León. 
.
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, uma das arquitetas mais famosas do mundo, é o nome por trás de alguns dos cartões-postais mais memoráveis do desenho urbano do país. 
.
Foi Lina quem projetou o Masp (Museu de Arte de São Paulo), o Sesc Pompeia, o Museu de Arte Moderna da Bahia, o Museu de Arte Popular no Nordeste, a revitalização do Pelourinho, e a Casa de Vidro, onde morou em São Paulo. 
.
Entre esses e outros sonhos concretizados, Lina passou pela Segunda Guerra Mundial, viveu o regime militar brasileiro, lutou contra o patriarcado dominante em sua profissão, e ainda teve sensibilidade para se manter atenta às demandas populares.
.
“Para Lina, a arquitetura não existe sem as pessoas. O arquiteto deve ser um mestre da vida” — Ángela León
.
Não é à toa que alguns de seus trabalhos mais famosos surgiram da observação do espaço e do uso que as pessoas sonhavam em dar a ele. 
.
Do convívio entre famílias, crianças e pipoqueiros em uma velha fábrica, nasceu o projeto de um centro de lazer humanizado, o Sesc Pompeia. Da certeza de que a cidade precisa aproximar as pessoas, surgiu o sonho de um museu-praça cheio de esculturas brincantes e brinquedos arquitetônicos, o Masp.




O livro é uma história incrível sobre Lina.


Mas também sobre a arte 


E o mundo onde ela nasceu e cresceu


E como estimulou Lina a ser uma corajosa e inovadora arquiteta


Ela se casou e veio para o Brasil, onde ela escolheu morar


E onde projetou e criou obras incríveis!
Em São Paulo: MASP, SESC Pompéia e a Casa de Vidro.


O texto é curto e simples, mas riquíssimo em história e curiosidades sobre a vida de Lina.



Aqui em casa, ficamos apaixonadas pelo livro!






Nas nossas fotos.... O Masp.




       



Para comprar:


      

                       


Blog 


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!