domingo, 20 de dezembro de 2020

Resenha Caminho das pedras

Livro
Caminho das pedras
Shirley Souza
ilustrações Rogério Borges
Coleção Histórias da Geografia
Editora do Brasil
2020
138 páginas


(Release)
Aos 15 anos, Bia não imaginava viver tal aventura: sua primeira viagem sem a companhia dos pais, para um destino instigante e cheio de grandes belezas naturais. Ela só não contava com a desistência do garoto lindo que a convidou para o passeio, e agora, seu feriado será em companhia do restante do grupo, com pessoas bem diferentes dela.

Mas as paisagens deslumbrantes do sul de Minas Gerais, as experiências e aprendizados que mudaram tudo o que ela achou que sabia, dão novas cores e contornos à essa aventura inesquecível sobre redescoberta, amadurecimento e a importância de entender os efeitos da destruição da natureza na geografia de um local.

Esta nova edição de Caminho das pedras, de Shirley Souza, ilustrada por Rogério Borges, integra a Coleção Histórias da Geografia da Editora do Brasil, que  traz além da narrativa instigante, uma seção com dados geográficos sobre o local, neste caso, a cidade de São Tomé das Letras – MG, destino da viagem de Bia com seu novo grupo de conhecidos. O apêndice final também fala sobre o bioma da região do Cerrado e Mata Atlântica e os efeitos da destruição das matas ciliares à beira dos mananciais de água doce.


Bia tem 15 anos e sonha em viajar pelo mundo sozinha sem os pais. Eis que chega a sua chance: Gabriel, que mora no mesmo prédio que ela, e por quem ela tem uma paixonite desde mais nova, a convida para viajar com a turma dele para a cidade mineira São Tomé das Letras. 


Depois do NÃO dos pais dela, do Gabriel ir pedir para que eles deixassem, da euforia da arrumação das malas e dos itens inusitados que era preciso levar.... chega o grande dia! Mas.... Gabriel não aparece para a viagem; na última hora, ele viaja para a Bahia.... e então Bia está só, sem sua paixão e com um grupo de pessoas que ela nunca viu e, parecem bem "estranhos".... 
      
      

Muita coisa vai acontecer!...
São Tomé das Letras é conhecida por ser uma região onde ufologistas se reunem para observação de ovni's....


E fora o desenrolar envolvente destes acontecimentos, o livro traz detalhes da viagem, do local, aborda a Geografia do cerrado e questões ambientais. 

 

Uma excelente leitura que foi ganhadora do Jabuti em 2008. 
Recomendo.











              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!