quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Resenha Mariana

Livro
Mariana
Ana Rapha Nunes
ilustrado por Karen Basso
Editora InVerso
2019 (8° edição)
110 páginas


Em 5 de novembro de 2015 no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de MarianaMinas Gerais, rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração denominada "Fundão", controlada pela Samarco Mineração. A onda de detritos de mineração atingiu 18,20 m de altura e matou 20 pessoas. A lama também contaminou o rio Doce. (Wikipedia)
   

A escritora Ana Rapha se baseou nesta trágica história de Mariana, MG para escrever a obra,  e a dedicou aos moradores da região “que viram suas vidas destruídas da noite pro dia e hoje tentam recomeçar”. 


Mariana, uma menina como tantas outras meninas de 12 anos, ainda é uma moleca que sobe em árvores para pegar frutas. Mora em Timóteo, uma pequena cidade de Minas Gerais, com o pai Etevaldo, a mãe Fátima, tias e o primo Barrolomeu, ligados como irmãos, cresceram juntos e não se desgrudavam.
 

A família Cruz vivia bem. Mas o pai recebe uma proposta de trabalho em Mariana, cidade próxima a Timóteo. De princípio, Mariana não aceitou a ideia e só conseguia ver tudo o que ia ter que abrir mão: a companhia do primo, as amigas, o colégio, os quintais com pés de frutas...
Passou alguns dias emburrada.
Mas, a mãe, foi conversando com ela com carinho, falou que a cidade tinha o mesmo nome que ela, que não era tão distante de Timóteo... e que seu pai iria ganhar 2 vezes mais, o que poderia render a eles novas oportunidades, como viajar para a praia.... Mariana tinha esse como maior sonho: conhecer o mar!


Enfim, foram. Uma nova cidade. Um novo lar.
Era uma casa menor do que o sítio em Timóteo, "mas tinha gosto de vida nova".
E ela e o primo trocavam cartas. E passados alguns dias, num feriado, Bartolomeu veio visitar.


Passearam pela cidade, explorando e conhecendo lugares.
Mais novidades: escola nova! Amigos novos, e até o primeiro beijo, roubado pelo garoto mais popular do colégio. A princípio Mariana ficou brava e se irritou, mas não conseguia tirar o beijo de Bebeto da cabeça... E só enxergava corações no céu de Mariana.


Era época de provas e diante de tantas preparativos e estudos, Mari se sentiu mal e então, Fátima foi à farmácia buscar alguma vitamina para ajudar Mariana a se fortalecer.
Foi quando ouviu o estrondo.


As pessoas corriam todas para o mesmo sentido, Fátima gritou por Mariana, que saiu do jeito que estava e entraram na correria...
Tudo de repente virou lama.
Mariana enfim conheceu o mar. Não um mar de praia, mas um mar de lama.
Muita gente gritando, muitos feridos, vidas, amores, memórias e sonhos... Tudo foi ficando para trás, debaixo da lama.
Elas correram até o centro da cidade, num abrigo, onde receberam sopa, café e pão. Também se limparam um pouco, mas continuavam assustadas, cansadas e apreensivas.... onde estaria Etevaldo?

Fátima, passou a ficar quieta, encostada, desanimada. Com medo e sem rumo, perdera tudo, a casa nova, a vida nova, e até o marido...?

Mariana estava ainda mais perdida... quando encontrou Bebeto. Eles se abraçaram e passaram os próximos dias juntos, um apoiando o outro.


Muitas doações chegavam de todo o Brasil. E a cidade de Mariana ficou tomada de reporteres e equipes de televisões que cobriam todo o acontecido. 
Mariana e Bebeto passaram a acompanhar um reporter e as histórias das pessoas que ali estavam, cada uma tinha algo a contar sobre sua dor e seu sofrimento...


Não vou contar o final, você precisa ler.
Recomendo.


Ana Rapha escreve de forma simples e envolvente, eu li rapidinho, não quis parar de ler até chegar ao final.
O livro conta com algumas ilustrações em preto e branco, perfeitas para situar eta históriaj juvenil que nos traz muitas lições.
Chorei muito.



Para comprar:
https://www.editorainverso.com.br/pagina-de-produto/mariana

   

                       


Blog 


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!