terça-feira, 22 de outubro de 2019

Resenha Luna Moon e a guerra entre os reinos

Livro
Luna Moon e a guerra entre os reinos
Nina Krivochein
Editora Bambolê
2019
251 páginas


Este romance juvenil foi lançado na Bienal do Rio em 1° de Setembro.

(Sinopse da editora)
"O 5° livro de Nina conta a história de Luna Moon, que nunca aceitou o seu destino como princesa e seu maior sonho era viver em Nova York, para onde ela sempre ia desde que descobriu um portal no Sétimo, o rio que passa entre seis reinos que existem paralelamente ao mundo dos humanos. Luna pretendia fugir definitivamente do Reino da Lua com Niguel, seu namorado, mas uma ameaça a obriga a voltar e lutar pelo reino, por sua família e contra seus mais secretos sentimentos".
   

Na semana da criança tivemos uma folguinha e fomos viajar. 
Luna Moon foi comigo.

Apesar de estar num resort repleto de opções de lazer, a todo momento, puxava o livro e seguia minha leitura.
   

Luna Moon e a guerra dos reinos é um romance juvenil e, como o próprio nome diz, se passa num reino com castelos, reis, princesas, mago e tudo mais de um universo místico.

Luna Moon é a princesa herdeira do Reino da Lua que,  adolescente como tantas, não "aceita" seu destino - casar-se com Berk, o príncipe do Inverno -  e vive as voltas com tentativas de mudá-lo.

Diverte-se pelo reino com seu amigo/namorado Nigel, fazendo pegadinhas e traquinagens com os vizinhos.

Na verdade, Luna não quer viver seu destino, mas usa de seu título de princesa para escapar das folias que apronta. Ninguém ousaria acusá-la das pegadinhas.

Ela e Nigel seguem pela floresta até o Rio Sétimo, rio que passa por seis reinos, por isso este nome, por ser considerado o Sétimo reino.

Assim que pisaram nas pedras à beira do rio, a água se abria como uma janela. Então mergulharam e foram transportados ao mundo de fora: aos pés da Estátua da Liberdade em Nova York. Tempos atuais.

Luna amava esta cidade. Era a liberdade que não tinha lá no seu reino.

Este era o plano do casal. Fugidos, do reino  seguiriam a vida ali, em Nova York, sendo "pessoas normais" de jeans e suéter.


  Parecia tudo certo. Mas na verdade, era só o começo de tudo o que ia acontecer para impedi-los de viver seu sonho... sem dinheiro, sem local pra ficar, uma aventura, sem sequer saber o que significava um cappuccino!

Acontece que ao passarem o portal do Reino da Lua para Nova York, uma pessoa (humana) havia caído e entrado direto pelo portal lá para o reino.

Luna queria viver seu próprio destino sim! Mas também sabia da sua responsabilidade como princesa. Assim, mergulhou de volta pelo portal.

Uma confusão passa a acontecer no seu reino por causa do humano.

Mas ela e Nigel não vão desistir do plano inicial e vão tentar novamente passar o portal. E isso vai acontecer algumas vezes na narrativa.

Vão ser impedidos e trazidos de volta por Morrigan, feiticeira má.

Mas também vão fazer muitos amigos do lado de cá, da cidade de Nova York e vão ter o apoio deles.

Com o desenrolar da história vai ter início uma guerra entre os reinos por briga de famílias e disputa do poder e Luna e Nigel, junto com os novos amigos humanos, vão entrar nesta guerra para salvar o reino.

Muita coisa vai acontecer...

Mas você vai ter que ler pra saber o final.

Confesso que em determinado ponto da história, eu joguei o livro de lado e não conseguia retomar a leitura. Acho que fiquei com raiva dos acontecimentos (não vou dar spoiler).
Passados uns 4 dias em que eu olhava para o livro e desistia de pegá-lo.... retomei a leitura.

E o final me suspreendeu.



Coisas que achei muito legais:

- em Nova York, para se manter, Luna passa a trabalhar numa biblioteca 📕

- e, depois, em um momento de sufoco durante a guerra, Luna busca ajuda de um livro que conta a história de sua lenda, Luna Moon 🌑

- Nigel também trabalha, claro, numa espécie de "pet shop" e cuida de animais.

- Aliás, os animais são grandes companheiros de Luna e Nigel em todas as aventuras!


A leitura é leve, fluida e eu realmente não conseguia para de ler. Mesmo nos dias em que me chateei com os acontecimentos, fiquei intrigada e voltei a ler e fui até o fim.


São 35 capítulos. 251 páginas.
E não tem ilustrações.




Nina Krivochei tem 15 anos, começou sua carreira literária aos 7 anos e tem 5 livros publicados.
Nasceu em Luziânia, Goiás, mas atualmente mora em Portugal.



Para comprar o livro:
www.livrariabambole.com.br



                       


Blog 


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!