sábado, 1 de junho de 2019

Resenha Do outro lado tem segredos

Livro
Do outro lado tem segredos
Ana Maria Machado
ilustrações Renato Alarcão
Companhia das Letrinhas
88 páginas
2019



Descoberta.
Acho que essa é a grande magia deste livro.



Bino, Benedito é um menino que mora numa vila de pescadores. Não vai à escola. Mas sabe muito. Da vida. Porquê é curiosioso, interessado, vive em busca de descobertas...



Ele ajuda os pescadores: vigia a chegada do cardume e avisa que é hora de lançar a rede.


Na vila, "Todo mundo trabalha junto, para trazer o peixe que depois vai ser dividido por todo mundo". (pág. 19)


Assim, na prática, Bino aprende. Para um dia, quem sabe, fazer como seu irmão Tião, ir estudar lá na cidade grande...


Como será o outro lado do mar?... pensa Bino.
Aliás pensa sempre, "tem mania de ficar pensando o tempo todo", como diz seu amigo Dilson.
   

E Bino sai perguntando... para a avó Odila, para a amiga Maria, para o irmão Tião que chegou pra visitar...

Em suas descobertas, junta as tradições de sua gente, vinda de Aruanda, na África, sua dor, sua luta.


E as de Maria, filha de índios, primeiros donos da terra que hoje moram...


E vai juntando as informações que escuta e montando seu pensamento.... como estrelas.
No céu, no mar, na terra...


O texto é muito simples de ser entendido e a leitura flui rapidamente...


A autora fala por suas lembranças de menina por meio das palavras, de música, costumes e tradições.


Gerações, sonhos, estrelas, descobertas.


Eu adorei essa leitura. Devorei em minutos!
Ela me inspirou, me encantou e lembrei de muitos momentos de minha infância também... meus pais nos levavam para viajar todos os finais de semana para o litoral norte de São Paulo e conhecemos muitas cidadezinhas pequenas, com aldeias de pescadores e cheias de tradições.


Adorei o modo de Bino alinhar os pensamentos como se fossem estrelas... as estrelas do mar realmente são poesia pura e também vivem em minhas lembranças de criança...

Na casa de minha mãe tinha uma estrela do mar, daquelas bem grandes e que trouxemos de Ilhabela. Ela não existe mais... caiu, espatifou.

E, hoje, me contento em tê-la assim, de crochê.




E quais os segredos que há do lado de lá?

#TemQueLer


                       


Blog 


              

Um comentário:

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!