domingo, 1 de outubro de 2017

Resenha Contos da meia-noite do mundo

Livro
⚪Contos da meia-noite do mundo
⚪Rodolfo Castro
⚪ilustrações Alexandre Camanho
⚪tradução Caio Otta
⚪Aletria Editora


Eu sempre me perguntei sobre o "felizes para sempre" das histórias... e também já sabia que as histórias são criadas e recriadas para terem os conteúdos que vão agradar... mas nunca tinha lido num livro as versões medievais... ainda estou aqui degustando as páginas e tentando fazer caber as histórias que acabo de ler com as que me contaram desde que me lembro...
Intrigante, sombrio, e até um pouco perturbador.... mas muito mais verdade imaginar que nem tudo deu certo para a Chapeuzinho Vermelho e a vovó...


O livro tem 48 páginas com um trabalho gráfico lindo.
   Os tons de cores escuras nos levam ao passado, à floresta e às coisas escondidas.
       

São 3 contos.
Misturam o que a gente conhece e a verdade das histórias quando foram criadas na idade média.
A mãe que faz docinhos para a filha pequena ir até a casa da vovó na floresta.
Bom, olhando bem, agora, não faz sentido esta versão...
Porquê a vó mora na floresta? E porque a mãe manda a menina sozinha para lá?


As ilustrações são de página inteira e vale olhar e olhar de novo para visualizar cada detalhe.



A começar pelos títulos dos capítulos e suas inspirações...
"A matéria do silêncio" e "A Bela Adormecida"...
Sem floreios de reinos encantados... tudo parece ser difícil... e impossível de se resolver sem a ajuda de ogras, bruxas e afins. A mulher com poderes e em busca de coisas ocultas... quando médicos, sábios e homens comuns não conseguiram resolver.
Seria a manipulação da verdade? Um rei estéril... era melhor por a culpa de não engravidar na rainha...


Ilustrações... elas servem para situar o texto... mas olhe bem.... repara!



Pode a mãe ser má e tratar a filha a pontapés? ... pode se a filha vai assim crescer com desejo de vingança e matar a mãe...
Será que não eram as madrastas as más???
Ou eram... também!
A madrasta tinha filhas também e seria capaz de cortar o pé da filha para caber no sapatinho....


Ilustrações escuras e fortes.
Foque nelas!



Livro que prendeu nos detalhes.
Li por uma semana, de novo e de novo.
Um fazer pensar sobre a literatura que mostramos... 
Ela é real? Tem inspiração em contos antigos? E que contos são estes?
...
Já me sinto enganada pelos livrinhos e histórias que me contaram.
Ou pior... fui eu mesma que estive cega e não reparei...
Cabe uma nova leitura.
Recomendo.




                       


Blog 


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!