quarta-feira, 14 de junho de 2017

Release Onde vou morar? A vida de uma criança refugiada


Os desafios dos refugiados, ao redor do mundo, sob a ótica infantil

A obra Onde vou morar? A vida de uma criança refugiada relata o problema da migração sob a perspectiva de pequenos refugiados


 20 de junho é Dia Mundial do Refugiado. O objetivo da data é chamar a atenção para milhares de pessoas que foram forçadas a deixar sua casa, seu país por causa de guerras, perseguições, violação de seus direitos

Todos os anos, milhares de migrantes e refugiados tentam chegar à Europa, em jornadas repletas de perigos. Alguns buscam escapar da miséria, ou dos efeitos de desastres naturais; outros fogem da guerra, da violência e de perseguições. No Brasil, até fevereiro de 2017, o número de concessões a refugiados já beirava os 9 mil, vindos de mais de 70 países diferentes, segundo dados do Ministério da Justiça.
Mas, se essa questão parece problema de gente grande, em Onde vou morar? A vida de uma criança refugiada – de Rosemary McCarney – a autora “traduz” para a linguagem infantil as agruras de se deixar o lar, a família, os amigos e a vida que se tinha rumo a um caminho desconhecido, cheio de inseguranças. Tudo isso por meio de fotos impactantes que foram cedidas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Em 24 páginas, a obra traz imagens de crianças do Líbano, Ruanda, Iraque, Níger, Hungria, Jordânia e Grécia, muitas sozinhas, sem a proteção dos pais ou de um responsável, buscando sobreviver em outras nações. E mostra que, mesmo com um futuro incerto, elas são capazes de se adaptar ao novo e encarar o futuro com otimismo.
Onde vou morar? convida os pequenos leitores, que são privilegiados por terem um país para chamar de seu, uma casa, uma cama e uma escola para frequentar, à reflexão e à conscientização sobre a importância de se ajudar a quem necessita e o quanto a empatia e a caridade fazem a diferença.
   
No final do livro, a Editora Melhoramentos cita uma lista de entidades brasileiras, governamentais ou organizações não governamentais (ONGs), ligadas à questão dos refugiados, para os que desejarem se aprofundar no assunto.
         
A autora, Rosemary McCarney, é embaixadora e representante permanente do Canadá junto às Organizações das Nações Unidas (ONU) e à Conferência sobre o Desarmamento. Foi presidente e CEO da Plan International Canada. Autora do best-seller mundial Todo Dia É Dia de Malala e A Caminho da Escola, publicados pela Editora Melhoramentos. Escreveu ainda os livros Because I Am a GirlI Can Change the World e a série Rosie the Red, ainda sem título em português.


Autor: Rosemary McCarney
Fotos: fornecidas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)
Tradutora: Sandra Pina
Formato: 27,5 x 20,5 cm
Número de páginas: 24
ISBN: 978-85-06-07000-0
R$ 39,00


Sobre a Editora Melhoramentos
Há 125 anos a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua. É referência no mercado editorial com milhares de títulos publicados. À frente de seu tempo desde a fundação, ela se distingue pelo pioneirismo de suas obras, pelos autores e avanços editoriais aos quais se dedica. www.editoramelhoramentos.com.br


             

                       


Blog 


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!