sábado, 24 de agosto de 2013

Tosse em crianças (1-3 anos)


Meu filho está com tosse. 

Devo me preocupar ou procurar um médico?

Se a tosse do seu filho não melhorar depois de uma semana, procure sim ajuda médica. Veja outros motivos para contatar o pediatra o quanto antes:


Se a respiração dele parecer mais rápida do que de costume ou se você tiver a impressão de que ele está com dificuldade para respirar
Se seu filho estiver fazendo algum tipo de barulho ou chiado (lembrando um apito) no peito ao respirar
Se aparecerem manchinhas de sangue no catarro
Se houver febre de 39 graus no caso de bebês maiores que 6 meses
Se seu filho for portador de alguma doença crônica, como doença cardíaca ou pulmonar


Posso dar xarope para tosse?

Mesmo que você ache que é só um resfriadinho, pergunte ao médico antes de dar qualquer remédio antigripal, descongestionante, expectorante ou antitosse para o bebê. 

O governo brasileiro não recomenda que crianças menores de 2 anos tomem medicamentos contra resfriado, gripe ou tosse sem receita específica. Isso porque hoje em dia muitos dos remédios são considerados ineficazes ou potencialmente perigosos para as crianças. 

E se você for mesmo dar alguma medicação, sempre verifique que é apropriada para a idade do seu filho (nunca dê remédios de adultos para crianças) e que a medida está exatamente como a prescrição (geralmente conforme o peso). Uma dose maior que a necessária de remédios aparentemente inofensivos como o paracetamol pode até ser fatal.

Por que ele está tossindo tanto?

Há muitos motivos que podem provocar tosse. Veja a seguir as causas mais comuns:


Resfriado

Se o bebê tiver um resfriado, ele provavelmente estará com o nariz escorrendo ou entupido, espirros, olhos lacrimejantes, falta de apetite e, às vezes, poderá apresentar uma febre baixa. 



Coqueluche

A doença é conhecida pelo barulho típico ou "guincho" que as crianças fazem quando tentam respirar fundo entre os acessos de tosse (os bebês, porém, muitas vezes não têm nem força suficiente para fazer este barulho, e o som da tosse é diferente). A coqueluche é especialmente perigosa em crianças menores que 1 ano. 




Alergia, asma e agentes irritantes no ambiente

Um bebê com algum tipo de alergia (como a pêlo do gato ou ácaros) pode acabar apresentando sintomas de um resfriado que nunca se cura. Alergias provocam nariz entupido ou escorrendo (líquido transparente) e, em consequência disso, mais tosse. 

Crianças com asma tendem a tossir bastante também, especialmente à noite. A tosse geralmente vem acompanhada de congestão no peito, chiado e dificuldade de respirar. 

Outra possibilidade para a tosse é que seja provocada por um fator ambiental, como fumaça de cigarro poluição ou algum agente químico presente no ar emitido por uma fábrica. Neste caso, é preciso identificá-lo e fazer de tudo para eliminá-lo, a fim de resolver o problema. 

Em cidades do interior, principalmente em locais próximos a zonas rurais, são comuns as queimadas que causam tosse e até crises asmáticas nas crianças e nos adultos. 

Saiba mais sobre os sintomas e cuidados de alergias, asma e fumo passivo.


Pneumonia

Muitos casos de pneumonia, uma infecção nos pulmões, começam como resfriado. Se seu filho está com um resfriado que só piora, tosse persistente, dificuldade em respirar, febre, dores no corpo e arrepios, procure seu pediatra logo. 



Laringite

A tosse é muito característica, e se parece mesmo com o latido de um cachorro, ou às vezes com o som emitido por uma foca. Ela surge na maioria das vezes no meio da noite. Na maioria dos casos, no entanto, a doença é menos grave do que parece pelo som da tosse. A criança também pode ficar rouca e ter febre baixa. 




Objeto inalado ou engolido

Tosse de uma semana ou mais sem qualquer outro sintoma associado (nariz escorrendo, febre, letargia) pode significar que seu filho está com alguma coisa presa na garganta ou nos pulmões. Esse tipo de ocorrência é mais comum entre crianças que já começaram a se movimentar e têm mais acesso a pequenos objetos. 

"A criança pode ter inalado ou engolido um pedacinho de comida ou de plástico, que acaba indo parar nos pulmões e provoca uma infecção", conta Richard Scarfone, especialista de pronto atendimento. 

Se houver suspeita de algum corpo estranho no seu filho, o médico vai pedir uma radiografia do tórax. 



Refluxo

Uma tosse persistente, sem outros sintomas de resfriado, pode ser um dos sinais do refluxo, um problema comum em bebês pequenos, que se resolve naturalmente com o desenvolvimento da criança. A tosse do refluxo é frequente à noite, quando o bebê está deitado e após as mamadas, e é causada pela "volta" do leite até a garganta ou a boca. 

O leite que volta para a boca pode acabar sendo aspirado para os pulmões, causando irritação, tosse e até pneumonia. 



Sinusite

Se seu filho está tossindo, em especial à noite, com o nariz escorrendo há dez dias (secreção amarela ou esverdeada), e o médico já descartou a possibilidade de pneumonia, é possível que ele desconfie de uma sinusite. 

A sinusite é uma infecção bacteriana das cavidades respiratórias no rosto. A tosse acontece porque o catarro fica descendo pelo fundo da garganta. A tosse pode ser tanto produtiva (com catarro) como seca. 

É relativamente raro crianças pequenas sofrerem de sinusite. Se a doença for diagnosticada, ela pode ser tratada com antibióticos.

 




            

Blog do Coisas da Lara: 

Facebook:

Instagram

Twitter:

Pinterest:


3 comentários:

  1. quanta informação
    amiga a minha tá resfriadinha
    tão ruim né aff
    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que post explicativo!
    Melhoras para a Lara.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post, dicas preciosas que devemos seguir a risca.

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!