sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pré-alfabetização

"O que são atividades de pré alfabetização? É quando a criança tem oportunidades de interagir com o mundo letrado, isso já proporciona, para nós adultos e para as próprias crianças, identificar quando "chegou a hora", ou seja, ela (criança) procura, faz perguntas, além de se mostrar ávida por conhecer, descobrir, vivenciar e experimentar..."
Fonte: WebArtigos

 "O desenvolvimento da leitura e da escrita inicia quando a criança nasce. A depender das experiências que esta criança vivencia, dentro e fora da escola, é que se pode prevê quando ela adquirirá a aprendizagem formal ou convencional da leitura e da escrita. Portanto, uma criança pode “aprender a ler e escrever” a partir dos três anos de idade, levando em consideração o contexto em que está inserida e das mediações que lhes forem feitas. Uma coisa é certa: não é necessário adquirir uma técnica para que esta aprendizagem ocorra". 



Mas, Andrea....... a Lara têm [só] 2 anos !!!!!!!!!!

 E o quê faço eu se ela pergunta: 

"que chama essa leta ?" [como chama essa letra]

 E isso não é de agora, começou faz tempo..... [veja aqui]

 [...]

Bom, tivemos que oferecer as letras de forma lúdica....





 O


 Seleção dos iguais, ela faz isso automaticamente, toda vez.



 O óculos da vovó!


 U


 Pros babões...


 Mamãe e Papai


 ... quase chorei...


 Essa ela falou que era o biscoito do cachorro.... kkk.... parece mesmo!





 Precisa ser divertido.


Meu pé de queijo..... sempre!


"Uma boa mãe vale por cem professores." (George Herbert)


 

Esse selinho é pra quem curte nossas Coisas!

Blog do Coisas da Lara: 

Facebook:

Twitter:

Pinterest:


5 comentários:

  1. Nossa, adorei a ideia! Nada como aprender com diversão! Vou comprar as letrinhas para a Catarina também! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse kit com as letras XD, acho que cada criança tem seu tempo, se ela ja procura saber, é por que ela esta preparada para começar a aprender coisinhas novas né, o negocio é intruduzir devagar e de formas bem divertidas XD

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga. Amei... Com certeza a Lara esta super preparada para aprender coisas novas sempre. Amo sua maneira de ensinar... Sempre me inspirando a ensinar coisas super educativas para o meu filho... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  4. Ah, Andrea, acho sempre bom atender à demanda deles. Aqui em casa tenho um professor de ciências também, que às vezes quer dar palestras pro Miguel, não acho que seja o caso. Mas sempre busco uma resposta pras perguntas dele. Acho importante até pelo fato de deixar a porta aberta para novas perguntas.
    Esse lance de alfabetização é o maior barato, principalmente quando a escola não é o muito moderna nos métodos. Já morri de rir com o Miguel aprendendo as vogais. Aprendendo a letra o, ele disse que o desenho da ovelha era um poodle, e aprendendo o i, ele disse que a ilha era uma praia. Nas consoantes ele disse que o n era de barco, que na verdade era um navio. Rs...
    A gente vai rindo pra não chorar, e vai concordando esses problemas, o papel da gente em casa é, sem dúvida, importantíssimo!

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Andrea! Adorei a Lara brincando com as letras e associando-as às coisas que lhes são familiares. "osso de cachorro" foi ótima! Beijos!

    ResponderExcluir

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!