quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Bingo das Famílias de Consoantes

Lara letrou há meses.... e a cada dia se interessa por mais e mais. Ela já lê palavras soletrando as letras, está reparando palavras que escrevem iguais como Lara e laranja..... coisas assim.

Estes dias, brincando de digitar os nomes das frutas no meu notebook, ela se mostrou muito intrigada com as famílias das consoantes, como se não entendesse.... 

Corri pesquisar algo simples para explicar a ela, mas não encontrei nada além daquelas cartilhas, que eu também usei para ser alfabetizada.... mas não era o que eu queria.

Hoje tive uma ideia: 

Criei um bingo.


COISAS que usei: 

- a cartela - que fiz num caderno de desenho só com algumas famílias [B a J]


- as pedras [das mesmas famílias, claro]


- e o milho, pra marcar 


Expliquei como ia funcionar a brincadeira e ela entendeu no ato e se interessou muito!

Começamos.


Uns segundos.... e ela achou.


E ficava radiante quando achava!


Algumas sílabas, demorou um pouco mais, pra não desistir, eu dei dicas assim: mais em cima, mais no meio, etc



E quando achava...... feliz demais!


 Concentrada!



E quando encontrava..... ligava a sílaba a uma palavra que já conhece....

JU - Julio, pai do amigo dela



E de repente, preencheu a linha.....


[dispensa legenda]


Ah! Aí ela quis cantar o bingo. Achei super válido..... ela teria que identificar as pedras selecionadas, exatamente meu objetivo!


E foi demais! Cantava a sílaba e ainda "me ajudava" dizendo do quê era a sílaba....

"BA, de banana"


"LO de Lolita, a cachorrinha da vovó"


Eu não terminei a fila, mas ganhei!!!!

Objetivo alcançado.


O quê acharam?



             

                       


Blog 


              

2 comentários:

  1. O que achei? Achei maravilhoso, tava procurando algo assim para ensinar as "familias" copiando em 3.2.1
    Lucas vai adorar brincar quando chegar da escola.

    beijos

    ResponderExcluir

Quando você comenta, participa do Coisas da Lara também !!!!